Páginas:  1  2  Próxima página  Página final  Mostrar todas
Info
1. Contrato para registro de domínio no site domínio.sp.gov.br

Contrato entre o Domínio sp.gov.br e o requerente do registro de domínio.

2. Dicas e regras para o registro de um domínio

Antes de pedir o registro de um nome de domínio, leia o Contrato.

Tenha certeza de que o nome não esteja registrado, verificando na Pesquisa de domínios cadastrados. Se a pesquisa resultar em "Domínio não cadastrado", significa que você poderá solicitar o seu registro. Caso contrário, não poderá ser registrado. Todas as solicitações de registro de nomes de domínio serão analisadas pela Administração do Domínio sp.gov.br.
Os nomes de domínios devem estar relacionados com a Entidade que a representa. Por exemplo:
- Câmara Municipal de São Caetano do Sul: camarascs.sp.gov.br ou cmscs.sp.gov.br ou camscs.sp.gov.br ou camarasaocaetano.sp.gov.br
- Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul: saocaetanodosul.sp.gov.br ou pmscs.sp.gov.br ou prefscs.sp.gov.br
- Departamento de Águas e Esgoto de São Caetano do Sul: daescs.sp.gov.br ou daesaocaetano.sp.gov.br
- Secretaria de Agricultura e Abastecimento: agricultura.sp.gov.br
- Tribunal de Justiça de São Paulo: tj.sp.gov.br

Atenção: Nomes de domínios que não tem relação com a Entidade, poderão ser reprovados pela Administração de Domínio sp.gov.br. A Entidade que fizer mau uso do domínio poderá ter seu registro cancelado.

Para qualquer operação no sistema de registro, é necessário que o usuário seja previamente cadastrado e esteja logado no sistema. Para isto, caso você ainda não tenha feito o cadastro siga o tutorial Abrindo uma conta no sistema.

Para que o registro de um domínio sp.gov.br seja efetivado, são necessários no mínimo de 2 servidores DNS conectados à Internet e já configurados para resolver o nome do domínio que está sendo solicitado. Certifique-se através da pesquisa de Verificação de autoridade .

Atenção: Servidores de DNS que não estão respondendo adequadamente pelo domínio, estarão sujeitos a bloqueio.

Para registrar um domínio, é necessário ser uma Entidade pública pertencente ao Governo do Estado de São Paulo.

Cada Entidade tem direito a cadastrar até 20 domínios diferentes no Sistema.

Regras sintáticas que um domínio deve seguir:

- Tamanho mínimo de 2 e máximo de 26 caracteres, não incluindo a categoria, por exemplo: no domínio xyz.sp.gov.br, esta limitação se refere ao xyz.
- Caracteres válidos são [A-Z;0-9]. Não é permitido hífen e caracteres especiais, tais como: à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü, ç, !, ?, etc.
- Não pode conter somente números.
- Somente será permitido o registro de um novo domínio quando não houver equivalência a um domínio pré-existente.
OBS.: Um nome de domínio não contém www. Ou seja, não peça o registro de www.xyz.sp.gov.br, o correto será apenas xyz.sp.gov.br.

3. FAQ - Questões mais frequentes

Questões mais frequentes.

4. Glossário

Delegação de DNS é a seleção de servidores DNS que responderão pela resolução de nomes de domínios em endereços IP e a resolução dos endereços reversos de um bloco de IPs.
DNS é a sigla para Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios. É uma base de dados hierárquica, distribuida para a resolução de nomes de domínios em endereços IP e vice-versa.
Domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.
Provedor Empresa ou pessoa que fornece acesso comercial à Internet.
Comitê Gestor da Internet no Brasil Entidade responsável pela coordenação da atribuição de endereços internet (IPs) e do registro de nomes de domínios usando ".br".


Prodesp | 2007 | Melhor resolução em 1024x768 Versão 1.0.25